• SLIDE_FINAL
Quinta, 21 Fevereiro 2019 15:13

Deputado Federal Bilac Pinto vota a favor das mudanças no Cadastro Positivo

Avalie este item
(0 votos)

Prezados Amigos,

 

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou na noite desta quarta-feira o Projeto de Lei que altera as regras para a inclusão de consumidores no cadastro positivo, criado em 2011 com o objetivo de identificar os chamados bons-pagadores, com o objetivo de oferecer melhores taxas de juros para aqueles que cumprem com suas obrigações em dia.

O texto aprovado, que agora será encaminhado ao Senado da República para uma nova votação, autoriza a criação de um enorme banco de dados que armazenará automaticamente os dados de todos os consumidores brasileiros, sendo ele pessoa física ou jurídica, pontuando positivamente todos aqueles que mantém as contas em dia.

Com a aprovação das alterações nas regras do Cadastro Positivo, instituições financeiras poderão consultar o banco de dados antes de conceder empréstimos, por exemplo, diminuindo assim o risco da operação, resultando em melhores condições de pagamento aos consumidores.

A prática já é comum em outros países, e ao longo dos anos sua eficácia foi rapidamente comprovada por economistas, demonstrando um crescimento na economia devido ao barateamento do crédito para aqueles que pagam corretamente.

Como Deputado Federal fiz questão de votar a favor desta matéria, pois devemos modernizar nossos mecanismos de avaliação de crédito no intuito de oferecer melhores condições de pagamento para nossos consumidores.

 

Um fraterno abraço,

Bilac Pinto
Deputado Federal

Lido 354 vezes Última modificação em Segunda, 25 Fevereiro 2019 18:05

Links Úteis