• SLIDE_FINAL
Quarta, 10 Junho 2015 20:22

Estudantes invadem comissão que analisa redução da maioridade penal

Avalie este item
(0 votos)

Parlamentares discutiam proposta quando plenário foi invadido.Texto propõe reduzir maioridade dos atuais 18 anos para 16 anos.

 

Estudantes contrários à redução da maioridade penal invadiram nesta quarta-feira (10) o plenário da comissão especial destinada a votar a proposta que passa de 18 para 16 anos a idade mínima para que uma pessoa seja punida criminalmente por cometer delitos.


A confusão teve início quando deputados favoráveis ao texto pediram que os jovens fossem retirados do plenário, porque estariam "pressionando" os parlamentares. Os estudantes, então, vaiaram a sugestão, o que fez com que o presidente da comissão, André Moura (PSC-CE), pedisse a saída deles do plenário.

Com a ordem de retirada, os jovens decidiram furar o bloqueio da segurança e ocupar os espaços onde ficam os deputados. Alguns chegaram a subir nas mesas e gritaram: "A Casa é do povo, a Casa é do povo!" e "Para estudante, não! Polícia é para ladrão".

Quando o presidente da comissão pediu reforço de seguranças, os manifestantes entoaram: "Fascista!, Fascista". Em razão do tumulto, os deputados decidiram deslocar a reunião da comissão para outro plenário da Câmara.

Durante o tumulto, os estudantes tentaram sair por uma porta onde havia seguranças, que lançaram spray de pimenta no rumo da aglomeração.

Durante a confusão entre os estudantes e a polícia legislativa, vários objetos de jornalistas foram furtados. Foram relatados sumiço de pelo menos dois celulares e uma mochila. Um dos celulares foi devolvido por um estudante depois que ele foi abordado pelo dono do aparelho. A Polícia Legislativa disse que vai verificar as imagens registradas pelas câmeras de segurança para investigar o autor dos delitos.

 

Data de publicação: 10/06/2015

Fonte: G1 - https://g1.globo.com/politica/noticia/2015/06/estudantes-invadem-comissao-que-analisa-reducao-da-maioridade-penal.html

Lido 2347 vezes

Links Úteis