• SLIDE_FINAL
Quinta, 11 Abril 2019 16:26

Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) recebe o Ministro Marcos Pontes

Avalie este item
(0 votos)

Prezados Amigos,

A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) da Câmara dos Deputados teve a honra de receber o Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, para uma audiência pública que debatemos o possível Acordo de Salvaguardas Tecnológicas (AST), entre o Brasil e os Estados Unidos, que autorizará o uso comercial da Base de Alcântra, localizada no Estado do Maranhão.

Segundo ao Ministro Marcos Pontes, uma profunda análise envolvendo o tema foi realizada em parceria com os Ministros da Defesa, Fernando Azevedo; e das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, concluindo que a aprovação do Acordo de Salvaguardas é essencial para que o Brasil entre no mercado global.

De acordo com um levantamento realizado pelo Palácio do Planalto, o mercado global de lançamento de foguetes poderá movimentar, até 2040, aproximadamente 1 trilhão de dólares, além de gerar emprego e renda para milhares de brasileiros, acelerando o nosso ritmo desenvolvimento.

O tema ainda será motivo de debates em diversas comissões do Congresso Nacional antes de ser encaminhado para o plenário para votação.

O Acordo de Salvaguardas a primeira vista parece ser uma solução viável para a utilização da Base de Alcântra, portanto me comprometi junto ao Ministro Marcos Pontes em analisar a Proposta para que possamos aprová-la.

Um fraterno abraço,

Bilac Pinto
Deputado Federal

Lido 1866 vezes Última modificação em Segunda, 15 Abril 2019 19:05


Links Úteis