Imprimir esta página
Quinta, 23 Maio 2019 17:23

Deputado Federal Bilac Pinto vota pela vinculação do COAF ao Ministério da Justiça

Avalie este item
(1 Voto)

Prezados Amigos,

 

Ontem o plenário da Câmara dos Deputados votou a tão esperada Medida Provisória que desvincula o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF) do Ministério da Fazenda, uma proposta que foi acompanhada de perto por grande parte da nossa sociedade.

O intensos debates referentes ao futuro do COAF marcaram os trabalhos do Congresso Nacional nesta quarta-feira, resultando na votação que decidiu democraticamente por sua vinculação junto ao Ministério da Economia, onde deverá ser coordenado pelo Ministro Paulo Guedes e sua equipe econômica.

Após muita reflexão sobre o tema, avaliei que o COAF deveria fazer parte do Ministério da Justiça, sob os cuidados do Ministro, e ex-juiz, Sérgio Moro, uma vez que os desmembramentos de operações anticorrupção, como a Lava Jato, dependem das análises realizadas pelo Conselho.

Votar a favor do Ministério da Justiça foi uma maneira eficiente que encontrei de desburocratizar as investigações anticorrupção em nosso país, dando mais celeridade a processos judiciais e total apoio a restruturação de um organograma que precisava ser reavaliado.

Esta derrota no plenário da Câmara dos Deputados sinalizou a falta de diálogo do Palácio do Planalto com o Congresso Nacional, pois a proposta de vincular o COAF ao Ministério da Justiça possuía um grande potencial de apoio a políticas públicas anticorrupção.

Espero que o Presidente Jair Bolsonaro reflita sobre sua relação com o Poder Legislativo, que deverá ser respeitosa e construtiva, para que possamos votar e aprovar Projetos de Lei que defendam os interesses de nossa sociedade, ganhando um futuro mais digno para todas as famílias brasileiras.

 

Respeitosamente,

Bilac Pinto
Deputado Federal

Lido 1736 vezes Última modificação em Sexta, 24 Maio 2019 17:01

Itens relacionados (por tag)