Imprimir esta página
Segunda, 06 Julho 2020 19:57

Delfim Moreira, homem público que deixou um legado a ser seguido

Avalie este item
(0 votos)

Prezados Amigos,

 

No dia 1º de julho, há um século, morria, no município mineiro de Santa Rita do Sapucaí, um grande estadista brasileiro: Delfim Moreira da Costa Ribeiro. Nascido na Fazenda da Pedra, em Cristina, Minas Gerais, Delfim Moreira bacharelou-se em Direito pela Faculdade de São Paulo, e durante sua longa e profícua vida pública exerceu diversos cargos de grande relevância no cenário político nacional.

Deputado estadual em Minas Gerais, Deputado federal, Senador, Secretário do Interior de Minas Gerais e Vice-Presidente da República no Governo de Rodrigues Alves, Delfim Moreira assumiu a chefia do Executivo em razão da saúde debilitada do Presidente eleito, que acabou por falecer, vitimado pela gripe espanhola.  

Como a Constituição em vigor determinava que se realizassem novas eleições caso o presidente fosse impedido de tomar posse do cargo ou não cumprisse o mínimo de dois anos do mandato, Delfim Moreira governou provisoriamente a República, até a eleição e posse de Epitácio Pessoa.

Delfim Moreira inscreveu seu nome na nossa história como um político que contribuiu de maneira muito significativa para o desenvolvimento nacional, nas mais diversas áreas. O reconhecimento deste legado pode ser atestado pelo grande número de logradouros importantes e instituições públicas e privadas que levam o seu nome, no País inteiro.

Mas a maior demonstração de apreço, reconhecimento e gratidão foi dada, sem dúvida alguma, pelo povo de Santa Rita do Sapucaí por ocasião do seu sepultamento. A população inteira acompanhou o cortejo em clima de grande comoção, até o jazigo da família Moreira, onde o político mineiro repousa numa pequena capela que sua mãe mandara construir em 1905.

Passado um século, o povo da sua cidade natal voltou a prestar-lhe comovente homenagem. Todo o dia 1º de julho foi dedicado a lembrar a vida e a trajetória do filho ilustre de Santa Rita do Sapucaí, onde está um busto do político erguido na praça que leva o seu nome. Em cerimônia organizada pela Prefeitura, pelo Conselho Municipal do Patrimônio Artístico e Cultural e pela Secretaria de Esporte, Cultura, Lazer e Turismo, foram colocadas flores no busto de Delfim Moreira. Mais tarde, exibiu-se um registro audiovisual sobre sua vida, e em seguida foi realizada uma transmissão musical na varanda do museu da cidade.  

Como se viu nas cerimônias que marcaram o transcurso de um século do seu falecimento, a memória de Delfim Moreira não só está muito viva, como é exemplo e inspiração para as novas gerações de Santa Rita do Sapucaí, de Minas Gerais e do Brasil.

 

Um fraterno abraço,

Bilac Pinto

Deputado Federal

Lido 809 vezes Última modificação em Quarta, 22 Setembro 2021 13:36

Itens relacionados (por tag)