• SLIDE_FINAL
Quarta, 26 Agosto 2015 20:38

Membros da Frente Parlamentar Mista do Café discutem efeitos da crise econômica no setor cafeeiro nacional

Avalie este item
(0 votos)

frente cafe

 

Atendendo ao convite do deputado federal Carlos Melles, presidente da Frente Parlamentar Mista do Café a qual tenho a honra de ser membro, participei na manhã de hoje, dia 26/08/2015, da comissão geral promovida para discutir as causas e efeitos da crise econômica no setor cafeeiro nacional, evento realizado no plenário da Câmara dos Deputados.

A comissão também contou com a presença dos deputados Ricardo Ferraço, Silas Brasileiro, Domingos Sávio e Evair de Mello, todos membros da presidência da Frente do Café, entre diversos outros parlamentares e convidados especiais, como foi o caso dos senhores Luiz Fernando, Presidente da Cooperativa Regional Agropecuária de Santa Rita do Sapucaí – COOPERITA; Leonilton Moreira, Presidente do Sindicato Rural de Santa Rita do Sapucaí; Breno Pereira de Mesquita, Presidente da Comissão de Café  da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), e Ralph de Castro Junqueira, Presidente da Cooperativa Regional dos Cafeicultores do Vale do Rio Verde, que prontamente atenderam meu convite.

Considerada uma delicadeza indispensável no cardápio de todo brasileiro, o cafezinho tornou-se a segunda bebida mais consumida em nosso país. Embora ainda em 2014 a crise já afetasse diversos setores de nossa economia, seu sabor amargo passou desapercebido pelo consumidor final, deixando os dolorosos insumos de uma plantação somente para o produtor, fazendo com que nossa população apenas saboreasse a excelência dos grãos resultantes de uma colheita perfeita.

Reconhecido mundialmente como o primeiro produtor e exportador de café, entre outros produtos, o Brasil depende de seus cafeicultores que investem no setor para manter-se em posição de destaque, por esta razão a fomentação de debates necessários para a elaboração de uma Política de Preço Mínimo do Café é fundamental, tendo em vista que muitos produtores abandonam o setor após analisar os riscos a serem assumidos.

Embora o governo federal tente apoiar investimentos no setor cafeeiro através de fundos como o Fundo de Defesa da Economia Cafeeira – Funcafé, muitas vezes o retorno esperado não compensa os inúmeros riscos enfrentados entre o plantio e colheita, como a instabilidade do dólar, a dificuldade de acesso a subsídios do governo, além da crise climática que também afeta diretamente o setor.  

Agora em 2015 com a crise afetando todos os setores de nossa economia, trabalharei, com o apoio dos parlamentares que também fazem parte da Frente do Café, para garantir que nosso país continue ocupando esta posição de destaque mundial na produção e exportação de café. Fomentar propostas que incentivem nossos cafeicultores a continuarem investindo em produtos de qualidade, garantindo não somente a qualidade dos grãos mas também a geração de novos empregos é de extrema importância para que possamos manter uma certa estabilidade agroeconômica.

Como membro da Frente Parlamentar Mista do Café, peço a todos que embarquem conosco nesta caminhada, rumo a soluções cada vez mais justas para todos aqueles que com muito esforço hoje plantam os grãos que nos farão sorrir amanhã.

 

Bilac Pinto

Deputado Federal

Lido 2110 vezes Última modificação em Sexta, 17 Fevereiro 2017 17:29

Links Úteis