• SLIDE_FINAL
Sexta, 11 Setembro 2015 16:19

Polícia Federal pede ao STF para ouvir Lula em inquérito da Lava Jato

Avalie este item
(0 votos)

lula pf lava jato

 

Para delegado, petista pode ter se beneficiado de esquema na Petrobras. Instituto Lula informou que desconhece documento e não comentará.

 

A Polícia Federal pediu autorização ao Supremo Tribunal Federal (STF) para tomar depoimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na maior investigação em curso na Corte sobre a Operação Lava Jato. A informação foi antecipada nesta sexta-feira pelo site da revista "Época".

Para justificar o pedido, o delegado Josélio Azevedo de Sousa diz que o petista "pode ter sido beneficiado pela esquema em curso na Petrobras".

A assessoria do Instituto Lula informou que o ex-presidente está em viagem de trabalho à Argentina, não tem conhecimento do documento da Polícia Federal e por isso não vai comentar.

O inquérito apura a suposta participação de 39 políticos e operadores em esquema de distribuição de recursos ilícitos a agentes parlamentares do PT, PMDB e PP. Embora Lula não tenha mais o chamado foro privilegiado, o pedido foi enviado ao STF porque o inquérito envolve políticos que só podem ser investigados pelo tribunal.

"Atenta ao aspecto político dos acontecimentos, a presente investigação não pode se furtar de trazer à luz da apuração dos fatos a pessoa do então Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que, na condição de mandatário máximo do país, pode ter sido beneficiado pela esquema em curso na Petrobras, obtendo vantagens para si, para seu partido, o PT, ou mesmo para seu governo, com a manutenção de uma base de apoio partidária sustentada à custa de negócios ilícitos na referida estatal", diz o pedido.

O pedido também diz que a investigação "não pode estar dissociada da realidade fática que se busca elucidar". O documento sublinha que trata-se de um "esquema de poder politico alimentado com vultosos recursos da maior empresa do Brasil" e que teria durado por aproximadamente 10 anos, compreendendo o período de governo de Lula.

Outro trecho diz que nenhum dos investigados nega que nomeações para diretorias da Petrobras "demandaram apoio político-partidário que, por sua vez, reverteu-se em apoio parlamentar, ajudando a formar, assim, a base de sustentação política do governo".

"Dentro dessa lógica, os indícios de participação devem ser buscados não apenas no rastreamento e identificação de vantagens pessoais porventura obtidas pelo então presidente, mas também nos atos de governo que possibilitaram que o esquema se instituísse e fosse mantido, uma vez que, tal como já assinalado, não se trata apenas de um caso de corrupção clássico".

No pedido, a PF relaciona diversos trechos das delações premiadas de Paulo Roberto Costa – ex-diretor de Abastecimento da Petrobras suspeito de operar os desvios – e Alberto Youssef – doleiro que seria responsável por pagar propinas e lavar o dinheiro –, em que indicam anuência do ex-presidente ao esquema.

 

Data de publicação: 11/09/2015

Matéria: Renan Ramalho

Fonte: G1 - https://g1.globo.com/politica/operacao-lava-jato/noticia/2015/09/policia-federal-pede-ao-stf-para-ouvir-lula-em-investigacao-da-lava-jato.html

Lido 1939 vezes

Links Úteis