• SLIDE_FINAL
Quinta, 08 Outubro 2015 13:43

Dilma Rousseff tem contas de 2014 reprovadas pelo TCU

Avalie este item
(0 votos)

O TCU (Tribunal de contas da União) reprovou na noite desta quarta-feira, dia 07/10/2015, as contas da gestão de Dilma Rousseff à frente da Presidência da República. É a segunda vez que o TCU rejeita as contas de um presidente. A primeira foi em 1937.

 

Fazedno o trabalho pela 80° vez, o tribunal considerou por unanimidade (8 votos) que a presidente descumpriu no ano passado a Constituição e as les que regem os gastos públicos, o que impede a aprovação da prestação de contas de 2014.

Com isso, ainda que não haja nenhum efeito imediato para Dilma, politicamente sua situação se complica. O principal pedido de impeachmente em análise hoje no Congresso se ampara justamente nas "pedaladas fiscais!, um dos itens reprovados nesta quarta (7).

 

Não por acaso, o governo tentou ao máximo adiar a votação. Não conseguiu que o STF (Supremo Tribunal Federal) suspendesse a sessão no TCU. Também não conseguiu fazer com que o Tribunal de Contas afastasse o relator do caso, o ministro Augusto Nardes, acusado pelo Planalto de agir com parcialidade na condução do caso.

 

Agora a AGU (Advocacia-Geral- da União) irá voltar ao STF contra Nardes.

 

A análise que o TCU faz das contas do governo é uma obrigação constitucional. O tribunal atua como uma espécie de auditor externo no balanço de uma empresa, checando se ela cumpriu a legislação ao realizar seus gastos.

O parecer do órgão será enviado ao Congresso, que é quem terá a palavra final dizendo se aprova ou não essa prestação. Os parlamentares podem ou não acatar a decisão do tribunal.

 

Além do risco de colocar água no moinho do impeachment, a única implicação automática para Dilma é que se, o Congresso mantiver o parecer, ela estará impedida de concorrer numa próxima eleição.

 

A oposição esará a rejeição para reforçar a tese de que a presidente deve ser retirada do cardo por descumprir a lei. Isso porque entre as irregularidades apontadas pelo órgão, algumas em tese, podem ser atribuídas a atos assinados pela mandatária. como decretos aumentando despesas sem cobertura de receita e sem aprovação dos parlamentares, o que é proibído.

 

O governo, por sua vez, descarta que a rejeição crie qualquer condição para o impeachment.

 

Relatório

 

O relator de mais de 1.400 páginas fez uma análise minuciosa dos gastos públicos de 2014. Num primeiro momento foram apontadas 15 irregularidades~que resultaram em distorções de R$106 bilhões. As mais graves são referentes ao uso de bancos públicos para gastar despesas de programas sociais e de empréstimos a empresas e agricultores, as chamadas "pedaladas"; e a maquiagem dos balanços e orçamento públicos para evitar cortar gastos públicos em 2014, ano que a presidente disputava a reeleição.

 

"Após exame detalhado, ficou evidenciado que diversos procedimentos afrontaram de forma significativa, além dos artigos da lei, princípios objetivos e comportamentos preconizados pela Lei de Responsabilidade Fiscal", disse Nardes classificando o cenário de 2014 como de "desgovernança fiscal".

 

A defesa do governo de que os atos eram legais e já vinham sendo praticados não foi aceita para 12 irregularidades.

 

Na vida prática, as descobertas do TCU são consideradas pelos integrantes do órgão como a origem da crise econômica pela qual o país vive. O governo vinha escondendo há alguns anos que gastava mais do que arrecadava, mesmo descontando o pagamento dos juros. Fazia isso sem permissão do Congresso e dizendo o oposto, que estava economizando.

 

Para os ministros, a explosão dos gastos públicos pode ser a responsável, por exemplo, pelo aumento da inflação. Por outro lado, a maquiagem nos gastos criou a desconfiança dos agentes econômicos sobre as reais condições do governo de financiar sua dívida, elevando o valor do dólar e das taxas de juros, o que ajuda aprofundar ainda mais a crise na economia.

 

Com dívidas a pagar de anos anteriores, que estão sendo quitadas este ano, o governo agora tem que cortar gastos, dificultando sua ação como motor do crescimento. E ainda vai precisar criar impostos para colocar tudo no lugar.

 

O que acontece agora?

 

Caberá ao Congresso analisar a recomendação do TCU e dar a palavra final sobre as contas de Dilma

Screen Shot 10 08 15 at 11.09 AM

 

Data de publicação: 07/10/2015

Fonte: Folha - https://www1.folha.uol.com.br/poder/2015/10/1691438-dilma-e-a-primeira-presidente-a-ter-sua-contas-reprovadas-no-tcu.shtml

 

 

Lido 1911 vezes

Links Úteis