• SLIDE_FINAL
Terça, 20 Outubro 2015 12:18

Agência decide hoje se água terá reajuste extraordinário

Avalie este item
(0 votos)

arsae agua

 

É a primeira vez que esse pedido é feito, desde a criação do órgão regulador, que pode negar

 

A Agência Reguladora de Água e Esgoto (Arsae-MG) vai definir hoje se o pedido da Copasa de cobrar uma tarifa mais alta em 2016 vai ser aprovado. Na última sexta-feira, a empresa divulgou em sua página para investidores o pedido de revisão tarifária feito à Arsae, que atinge também a sua subsidiária Copanor. A revisão tarifária é diferente do reajuste anual, que, segundo informações da agência, visa apenas repor a inflação.

No caso da revisão tarifária, um estudo é realizado e pode viabilizar um aumento maior, considerando todas as despesas e a estrutura da empresa.

A Copasa, porém, informa que o objetivo é aprimorar a forma de elaborar a cobrança. Na íntegra, a nota diz que “a revisão tarifaria não necessariamente implica em aumento de tarifa. O que está se pleiteando na Arsae é a revisão da estrutura de cálculo na metodologia da tarifa”.

Desde que a Arsae foi criada, em 2009, essa é a primeira vez que Copasa e Copanor solicitam essa revisão. Porém, questionada se a solicitação está relacionada com a crise hídrica e com a obra no rio Paraopeba, orçada em R$ 128,4 milhões e marcada para ser inaugurada no dia 20 de dezembro, a Copasa negou, por meio de sua assessoria.

Velhas. Enquanto isso, a vazão do rio das Velhas, que alimenta a região metropolitana de Belo Horizonte, teve uma queda de 37,3% em três dias. No última sexta-feira, a vazão estava em 15,8 m³/s. No domingo, já era de 9,9 m³/s.

Sem chegar

Rio Doce. A estiagem já atingiu o rio que abastece toda uma região de Minas Gerais, o rio Doce. Na cidade de Linhares, no Estado do Espírito Santo, o rio não consegue mais desembocar no mar.

 

Data de publicação: 201/10/2015

Matéria: Ludmila Pizarro

Fonte: Jornal O Tempo - https://www.otempo.com.br/capa/economia/ag%C3%AAncia-decide-hoje-se-%C3%A1gua-ter%C3%A1-reajuste-extraordin%C3%A1rio-1.1143754

Lido 2200 vezes

Links Úteis