• SLIDE_FINAL
Quarta, 18 Maio 2016 23:11

Seminário para debater a implantação do Programa de Telemedicina no Brasil, de autoria do deputado federal Bilac Pinto, é aprovado pela Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados

Avalie este item
(0 votos)

O deputado federal Bilac Pinto, membro da Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados, relatou na manhã desta quarta-feira o requerimento de nº 143 de 2016, que solicitava a realização de um seminário para ampliar o debate a respeito da implantação do Programa de Telemedicina no Brasil, elaborado especialmente para atender as áreas mais distantes dos grandes centros, principalmente aquelas mais carentes que tem uma grande demanda de assistência à Saúde.

Elaborado juntamente com o deputado federal Ariosto Holanda, o relatório apresentado foi aprovado em unanimidade por todos os membros da comissão, autorizando a realização do seminário requerido em parceria com os Ministérios da Ciência Tecnologia e Inovação, da Saúde e das Comunicações, com o objetivo de definir possíveis diretrizes, metas e estratégias para implantação de um amplo Programa de Telemedicina no país .

Durante a leitura do requerimento, Bilac Pinto destacou a importância e os benefícios que o Programa de Telemedicina trará para toda população brasileira que sofre com a falta de profissionais especialistas em áreas importantes como cardiologia, radiologia, oncologia, infectologia e outras.

De acordo com o deputado a Telemedicina é uma das grandes conquistas da prática médica moderna, não podendo ser ignorada. Para o parlamentar trata-se de uma forma racional de unir a medicina e as tecnologias de comunicação com a finalidade de realizar ações médicas à distância.

Após debater o programa com inúmeros gestores hospitalares, como o Dr. Rafael Simões, Presidente da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí, mantenedora do Hospital das Clínicas Samuel Libânio; médicos como o Dr. Frederico Costa, diretor do Programa de Telemedicina do Hospital Sírio Libanes; especialistas em Telemedicina como o Professor Henry de Holanda Campos, Reitor da Universidade Federal do Ceará; e profissionais como o Dr. Marcelo Oliveira Marques, diretor do Instituto Nacional de Telecomunicações, o deputado Bilac Pinto levantou dados precisos que indicam que a Telemedicina contribuirá significativamente para a melhoria da qualidade da assistência médica em nosso país.

Para o deputado federal Bilac Pinto a aprovação por unanimidade do requerimento nº 143 de sua autoria demonstra o compromisso de todos os membros da Comissão de Ciência e Tecnologia para com a elaboração de programas que de fato atendam as reais necessidades de nossa sociedade.

“A Telemedicina trata-se de uma tecnologia inovadora, na qual quem viaja é a informação e não o paciente.” Bilac Pinto, deputado federal.

Lido 1586 vezes Última modificação em Sexta, 17 Fevereiro 2017 16:11

Links Úteis