• SLIDE_FINAL
Quinta, 14 Setembro 2017 18:16

Pronunciamento do Deputado Federal Bilac Pinto na cerimônia de lançamento da Frente Parlamentar para o Desenvolvimento da Indústria Eletroeletrônica Nacional

Avalie este item
(0 votos)

Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados,

 

É com imensa satisfação que, na presença de todos que aqui prestigiam esse momento tão especial da minha atuação parlamentar, faço agora oficialmente o lançamento da Frente Parlamentar para o Desenvolvimento da Indústria Eletroeletrônica Nacional.

 

Atentos ao atual cenário econômico nacional e aos desafios do setor eletroeletrônico, o Parlamento Brasileiro, através de Deputados e Senadores, assinaram o requerimento para a criação da Frente Parlamentar, com o compromisso de atuar, conjuntamente com a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica - Abinee, no sentido de apoiar iniciativas governamentais e não-governamentais para o desenvolvimento da Indústria Eletroeletrônica no Brasil.

 

Trata-se de um dos segmentos que mais impulsionam o desenvolvimento e crescimento do país, gerando empregos e propiciando aos demais setores a tecnologia de ponta necessária para que sejam competitivos.

               

Aproveito a oportunidade para saudar o Presidente Executivo da Abinee, Humberto Barbato, homem de grande valor e inciativa, a quem aprendi a respeitar e admirar, e que tem realizado um excelente trabalho à frente da Associação.

 

Não poderia deixar de ressaltar aqui o papel importantíssimo da ABINEE, que desde 1963 congrega cerca de 500 empresas nas áreas de Automação Industrial; Componentes Eletroeletrônicos, Dispositivos Móveis de Comunicação; Equipamentos Industriais; Equipamentos para Geração, Transmissão e Distribuição de energia Elétrica; Informática; Material Elétrico de Instalação e Telecomunicações.

 

O mundo moderno está diretamente conectado através da Tecnologia da Informação. E o setor eletroeletrônico, que responde por aproximadamente 2,1% do PIB nacional, gerando 234,8 mil empregos diretos, merece um olhar mais atento dos Parlamentares no sentido de garantir uma legislação moderna que corresponda às suas demandas e possibilite sua projeção no mercado internacional.

 

O desafio é grande! Porém ainda maior é o meu compromisso, de, juntamente com os demais membros da Frente Parlamentar, e com o apoio da Comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação e Informática-CCTCI, tão bem presidida pelo Deputado Paulo Magalhães, trabalhar para superar os gargalos que impedem o avanço do setor.

 

O Brasil ocupa hoje um papel de protagonista entre as demais nações do mundo comprometidas com a produção de uma energia limpa, e com políticas públicas voltadas ao tratamento de resíduos e de logística reversa, que estão intrinsicamente relacionados ao desenvolvimento de novos equipamentos eletroeletrônicos.

 

A Frente Parlamentar para o Desenvolvimento da Indústria Eletroeletrônica Nacional surge num momento particularmente importante para a indústria brasileira, que, com o apoio da Abinee, tem lutado bravamente para se manter competitiva no cenário internacional.

 

A atuação do Parlamento será decisiva para o resultado desse embate. Se conseguirmos – e tenho certeza de que conseguiremos – sensibilizar os parlamentares para importância da indústria eletroeletrônica, poderemos dar um passo à frente e colocar os pés no futuro, ocupando lugar junto aos países desenvolvidos.

 

O contrário disso seria um retrocesso terrível, que nos manteria prisioneiros do atraso e do ciclo vicioso da estagnação.

 

O Brasil não pode e não quer ser um mero exportador de matérias-primas.

 

O Brasil não pode e não quer permanecer atado a um pacto de mediocridade que incentiva mais a compra de facilidades do que a meritocracia; mais a reserva de mercado do que a eficiência; mais o conluio do que a iniciativa e o risco.

 

Para elevar o nível de renda do País, precisamos melhorar a produtividade geral da economia, criando empregos que incorporem maior valor à produção. Mas para alcançarmos esse objetivo, precisamos fortalecer nosso parque industrial, especialmente a indústria eletroeletrônica.

 

A criação da Frente Parlamentar é um passo importantíssimo. Ela comprova que existem parlamentares conscientes do momento decisivo para a indústria nacional e que estão dispostos a trabalhar juntos para colocar o Brasil no patamar de eficiência e produtividade que ele precisa ter, e terá.

 

Esse é o nosso compromisso.

 

Obrigado.

 

Pronunciamento do Deputado Federal Bilac Pinto (Áudio)

Lido 3363 vezes Última modificação em Sexta, 22 Setembro 2017 14:18

Links Úteis